SF&D-GI
 

Educação Interprofissional em Saúde, Cuidados de Saúde Integrados e Psicologia Integrativa


Esta linha estuda colaboração entre diferentes profissionais de saúde para melhorar a qualidade dos cuidados ao nível de competências de comunicação, gestão das tarefas compartilhadas, intervenção, perspetiva dos profissionais e utentes ( ex. medicina familiar sistémica, terapia familiar médica, competências para o Trabalho em Equipa), bem como a integração dos cuidados de saúde ( saúde fisica e mental nos cuidados primários e hospitalares) e a psicologia integrativa ( uso de terapias complementares -TAC- na promoção do bem estar, na prática da Psicologia da Saúde).



Projetos a decorrer

Investigação

  • Eicácia de uma Intervenção e Relaxamento com Imaginação Guida na Cicatrização da Úlcera do Pé Diabético: Um Ensaio Clinico Randomizado. Doutoranda, FCT: Gabriela Ferreira.

  • Impacto Clínico, Emocional, Cognitivo e Neuropsicofisiológico de um Aroma Hedónico em Mulheres com Cancro da Mama a realizar Quimioterapia na Qualidade de Vida- Um Estudo RCT. Doutoranda, FCT: Marta Pereira, Mestrandda: Inês Pereira.

  • Avaliação da Eficácia da Electroterapia na Qualidade de Vida de Cuidadores Informais de Doentes com Demência: Um Ensaio Clínico Randomizado. Equipa: M.Graça Pereira & Laura Brito.

  • Educação Interprofissional em Saúde: Estudo com Docentes de Universidades Portuguesas e Brasileiras sobre Representações e Conteúdos Curriculares para o Fomento da Colaboração e Comunicação Profissional. Investigador Pós-Doc: Sebastião Neto.


  • Projetos passados


  • 2009 - Prática da Medicina Biopsicosocial em Portugal. Equipa: M. da Graça Pereira, Alfonso Fachado & Tom Smith.